Há dois anos, a Festa Literária Internacional do Pelourinho, Flipelô, estreava e com ela se renovava a esperança de reinserir Salvador no circuito dos grandes eventos literários do país. Em 2019, a Flipelô se consolida entre outras festas e feiras do gênero no estado e brinda à sua terceira edição com um olhar mais atento à poesia, homenageando o poeta baiano Castro Alves.
Uma ode à literatura, de 7 a 11 de agosto, a Flipelô reunirá no Centro Histórico de Salvador, tradicional anfitrião da festa, entusiastas da leitura, das artes e da cultura para desfrutar de cinco dias intensos de uma programação cultural vasta, diversificada e totalmente gratuita.
A novidade é que para nós, da Aliança Francesa de Salvador, a edição de número três da Flipelô será ainda mais especial. Agora, além de espectadores, entramos para o rol de parceiros da festa. Dentro da grade geral do evento, promoveremos o lançamento do livro “Eternos Caminhos Efêmeros”, da poeta e tradutora Ana Rossi, acompanhado de bate-papo e sessão de autógrafos.
Na mesa intitulada “O autor como tradutor”, Ana Rossi vai falar sobre escrita poética, a tradução enquanto exercício da escrita e o papel do autor como intérprete do mundo. Com mediação do diretor da Aliança Francesa Salvador, Mamadou Gaye, o encontro acontece na mesma data em que Jorge Amado celebraria 107 anos de vida, 10 de agosto, às 11h, no Café Teatro Zélia Gattai.
O local não poderia ser mais especial. Uma homenagem à escritora e companheira do autor por mais de 40 anos, o Café Teatro está instalado na Fundação Casa de Jorge Amado, organização realizadora da festa e principal responsável por preservar os acervos bibliográfico e artístico do escritor e manter viva sua memória.
Editado originalmente em francês, “Eternos Caminhos Efêmeros” é o terceiro livro da carreira de Ana Rossi e está sendo lançado no Brasil pela editora baiana Mondrongo. Com 147 páginas, a obra reúne poemas do blog pessoal da autora, o “Ana Poesia(e)”, no qual escreve em cinco línguas: português, francês, inglês espanhol e holandês. Na Flipelô, ele estará disponível para venda nas versões em português e francês.
Sobre a autora |
Ana Rossi é escritora, poeta, tradutora e professora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, sua cidade natal. Pesquisa sobre tradução de textos literários e poéticos e tem três livros publicados: Nous la Mémoire (La Roulotte, 2007), Historiographies Premières (Arcoiris, 2008) e Éternels Chemins Éphémères (Accents Poétiques, 2018), traduzido para o português e lançado pela editora Mondrongo (2019). A autora também é editora da revista Caleidoscópio: literatura e tradução, e apresenta um programa de televisão sobre poesia na UnBTV.
SERVIÇO |
O que: Mesa de lançamento do livro “Eternos Caminhos Efêmeros”, de Ana Rossi + sessão de autógrafos
Quando: 10 de agosto (sábado), 11h
Onde: Café Teatro Zélia Gattai
Quanto: Gratuito