A oficina Mulher & Literatura — A posição social da mulher, sua presença e representatividade no universo literário tem por objetivo promover o estudo e a discussão do texto literário “As alegrias da maternidade” (1979), da autora nigeriana Buchi Emecheta, a partir do contexto histórico e crítico da obra “Canção de ninar” (2016), da franco-marroquina Leïla Slimani. O encontro será realizado no dia 5 de setembro (quinta-feira), na unidade Barra da Aliança Francesa Salvador, das 18h30 às 21h30. Com mediação de Ane Montarroyos, radicada em Pernambuco, o diálogo entre as obras de Buchi Emecheta e Leïla Slimani será dividido entre a apresentação dinâmica e colaborativa dos capítulos teóricos, a leitura de trechos dos livros selecionados e a discussão crítica sobre eles.
Sobre as obras |
“As alegrias da maternidade” (1979), de Buchi Emecheta (1944 – 2017), escritora nigeriana, e “Canção de ninar” (2016), de Leïla Slimani (1981), escritora franco-marroquina, tratam de questões que envolvem família, cultura e classe social. Elas abordam as relações de poder, as influências do colonialismo, o papel da mulher na sociedade e as recompensas ambíguas da maternidade.
Sobre a mediadora |
Ane Montarroyos — Cristiane Montarroyos Santos Umbelino — é escritora, responsável pela Oficina Literatura & Feminismos, em Recife, e Mulher & Literatura, em Salvador, uma das mediadoras do Leia Mulheres Olinda e professora de Inglês como Língua Estrangeira. Radicada em Recife, participou da antologia No entanto: dissonâncias (2019), da Castanha Mecânica, com mais 22 vozes de escritoras e escritores. Em agosto de 2018, publicou seu primeiro livro de poesia. “Desatando nós” é uma publicação independente, com seis poemas curtos, e de produção artesanal. Em 2010, quando criou o blog Lacunas do Tempo, começou a compartilhar seus textos na internet. No mesmo ano, publicou, ao lado de Fred Caju, Daniel Everson e Jimmy Marcone, a coletânea “Os Teimosos e a Poesia do Contra” no formato e-book. Desde 2015, após participar do programa de professores assistentes da Fulbright, na Virgínia Ocidental, atua como voluntária da Associação US-Brazilian Exchange Alumni (USBEA) Pernambuco. Mestra em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, ao longo de sua trajetória profissional, participou de congressos, simpósios, conferências e minicursos em vários estados brasileiros e nos Estados Unidos.
Sobre a Aliança Francesa Salvador |
Instalada na capital baiana desde 1973, a Aliança Francesa Salvador é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem por propósito a difusão da língua francesa e da cultura francófona no mundo. Pautada no lema “curso de francês, cultura e alegria!”, além de promover os tradicionais cursos de francês, a instituição também integra o circuito artístico-cultural da cidade, abrigando uma biblioteca com mais de 6.000 exemplares, uma Galeria para exposições, o Teatro Molière e, em breve, um novo bistrô no espaço do antigo Café Terrasse. Ou seja: aqui há sempre uma opção para você!
O que: Oficina Mulher & Literatura — A posição social da mulher, sua presença e representatividade no universo literário
Mediação: Ane Montarroyos (PE)
Quando: 5 de setembro, das 18h30 às 21h30
Onde: Aliança Francesa Salvador — Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra, Salvador, Bahia
Quanto: R$ 20 / R$ 10. Compra de ingressos via Sympla.
Vagas limitadas!