VIVADANÇA FESTIVAL INTERNACIONAL comemora 8 anos
Artistas e grupos de diversas partes do mundo celebram o mês Internacional da Dança com a participação de 10 países, 3 estados e 4 cidades
Em 29 de abril, o mundo comemora o Dia Internacional da Dança, instituído pela UNESCO em 1982. A data é em homenagem póstuma a um dos grandes mestres do Balé, o francês Jean-Georges Noverre.
Nessa 8ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional, Alemanha, Bélgica, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Polônia, Portugal e Israel aportam em palcos da Bahia, de Belo Horizonte (pelo terceiro ano consecutivo) e da charmosa debutante Vitória do Espírito Santo.
Dirigido por Cristina Castro, o festival começa oficialmente no dia 11 de abril de 2014, com a Cia. Fusion de Danças Urbanas, e segue até o dia 04 de maio de 2014. Grandes espetáculos de dança, mostras, mesas-redondas, oficinas, residências artísticas, premiações, entre outras atividades de formação de plateia, intercâmbio e economia da Dança, ocupam 10 importantes teatros brasileiros.
No panteão de nomes célebres dessa nobre linguagem universal, o bailarino e coreógrafo português Paulo Ribeiro, artista aclamado pela crítica europeia com mais de 30 anos de carreira; a Cie.Toula Limnaios, da Alemanha, com o espetáculo Anderland; a dramaturga, crítica e curadora polonesa Joanna Leśnierowska e o bailarino e coreógrafo Janusz Orlik com “Insigth”; A mostra do Festival Internationale Solo-Tanz-Theater, que premia anualmente obras autorais de intérpretes de diferentes nacionalidades; Appels,appels,appels, de Gilles Noël, o solo THE M.O.X.X. PILL, de Anneke Ghysen, ambos da Bélgica; Da França vem Open mic. Suffocation, de Joachim Maudet; From the waltz to the mambo (Da valsa ao mambo), da Hungria, com Milán Újvári; CAOS, da espanhola Sonia Rodríguez; Teresa Alves da Silva, de Portugal, no solo Lake. E o espetáculo Éterea, da companhia costarriquenha Los INnato.
“Acredito que a sustentabilidade do Festival está diretamente ligada à sua renovação. A cada ano busco inserir ações que possam trazer novos resultados, sempre com o olhar atento ao movimento da dança na nossa cidade, no nosso país e no mundo”, explica Cristina Castro, diretora geral e curadora artística do VIVADANÇA Festival Internacional.
MAIS NOVIDADES:
– QUASAR CIA DE DANÇA comemora 25 anos no VIVADANÇA Festival Internacional apresentando o espetáculo “no SINGULAR”, 23º trabalho da companhia goiana, assinado por Henrique Rodovalho. O espetáculo reflete interações humanas em um mundo cada vez mais veloz, principalmente no que diz respeito à informação.
– O VIVADANÇA Festival Internacional estreia em 2014 a Mostra Baiana de Dança Contemporânea, que contempla trabalhos de sete criadores da cena local; e o projeto de Residência Artística, ministrado este ano pelo bailarino e coreógrafo israelense Idan Cohen, ambas as ações são integrantes do Prêmio VIVADANÇA. Destacando ainda o edital da concorrida Mostra Casa Aberta e da Batalha de Break – Evolução Hip Hop, com público cativo a cada edição.
– Residência Artística – dos 90 bailarinos inscritos, 36 irão participar de uma audição com o bailarino e coreógrafo israelense Idan Cohen, dia 31 de março, no Teatro Vila Velha. Os cinco selecionados para a residência integram o elenco de um espetáculo criado e dirigido pelo coreógrafo. O resultado será aberto ao público nos dias 12 e 13 de abril, às 19 horas, no Teatro Molière (Aliança Francesa). Idan Cohen apresenta também, no dia 13 de abril, os solos Songs of a Wayfarer e 3 pieced Swan, op.1.
– O público pediu bis e o VIVADANÇA atendeu, a Focus Cia. de Dança (RJ) volta ao festival com o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, no qual quatro casais são embalados por um grande “pot-pourri” com 72 canções de Roberto Carlos. O trabalho revisita grandes sucessos como: “Detalhes”, “Outra vez”, “Desabafo”, “Cama e mesa”, “O calhambeque”, entre outros eternos clássicos
O VIVADANÇA Festival Internacional tem o patrocínio do Ministério da Cultura; do Boticário, da OI, do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultural do Estado da Bahia; BNDES, através da Lei Rouanet, e da Funarte – Fundo Nacional de Artes, além de contar com o apoio cultural do OI Futuro. É realizado pela Baobá Produções, Teatro Vila Velha e Governo Federal. A turnê da cie. toula limnaios pelo Brasil é organizada pelo Goethe-Institut e acontece dentro da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014. O grupo recebe apoio institucional do departamento de cultura da cidade de Berlin, Alemanha.
OFICINAS – em 2014, serão realizadas 11 oficinas que acontecem entre os dias 12 e 28 de abril. Visando integrar estudantes e profissionais em palestras técnicas, estas oficinas possibilitam a experiência de diferentes linguagens e culturas em um encontro descontraído. O objetivo é discutir a arte em geral, com destaque para a dança em diferentes contextos e temas que integram o projeto.
Para saber mais detalhes sobre toda a programação do VIVADANÇA Festival Internacional, acesse: www.festivalvivadanca.com.br
VIVADANÇA FESTIVAL INTERNACIONAL 2014 – 8ª EDIÇÃO
PROGRAMAÇÃO SALVADOR (BA) – TEATRO MOLIÉRE
IDAN COHEN + Solos Songs of a Wayfarer e 3 pieced Swan, op.1 | PRÊMIO VIVADANÇA
Songs of a Wayfarer
O solo Songs of a wayfarer, para a música de Gustav Mahler’s “Lieder eines fahrenden Gesellen” manifesta a jornada interior do viajante que procura por símbolos e imagens de um lar. Rodeado por cantos de pássaros e pela beleza e abismos da natureza, ele anda por caminhos instáveis e frágeis à procura de um refúgio.
FICHA TÉCNICA:
Choreography: Idan Cohen
Dancer: Omer Astrachan
Music: Gustav Mahler, Lieder eines fahrenden Gesellen (Songs of a wayfarer)
Costume design: Tal Mer
Rehearsal director: Melanie Berson
Link youtube: https://www.youtube.com/watch?v=H2NqZGeD76c
3 pieced Swan, op.1
“3 pieced swan, op.1” rodeia por dentro e fora das questões, pela reflexão da expressão pessoal e íntima.
Link youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UNyCtMh0ilI
FICHA TÉCNICA:
Choreography: Idan Cohen
Dancer: Omer Astrachan
Music: P.A Tchaikovsky “Swan Lake”, performed by the Boston Symphony Orchestra
Costume design: Tal Mer
Rehearsal director: Melenie Berson
12 e 13/04/14 | sáb e dom | 19h
R$ 10 e 5 | Teatro Móliere – Aliança Francesa
PRÊMIO VIVADANÇA (MOSTRA BAIANA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA) – ÍCARO – Dejalmir Melo
Releitura do mito do herói grego Ícaro, usado metaforicamente no imbricamento com o autorretrato do artista. É o ponto de partida para a reflexão sobre o contínuo ciclo de vida, morte e renascimento. A montagem propõe o desenvolvimento metafórico do mito “Ícaro” a partir do seu fim. Sugerindo a ideia de que após morrer, tendo a cera das suas asas derretidas por ter se aproximado demais do sol, sobrevive carregando em si mesmo a profunda experiência de conhecer de perto o inacessível e seu valor. Aproximando-o ao homem comum (artista), limitado ao voo da consciência em sua jornada pelas antíteses da infância/velhice, encontros/desencontros, perdas e descobertas diárias, comuns no cenário contemporâneo. Na coreografia, a queda não significa morte, mas renascimento.
22/04/14 | ter | 19h
R$ 10 e 5 | Teatro Moliére – Aliança Francesa
FICHA TÉCNICA
Criação e interpretação: Dejalmir Melo
Assistente de direção: Marcelo Sousa Brito
Luz: Pedro Dultra Benevides
Figurino, colagem musical e produção: Dejalmir Melo
PRÊMIO VIVADANÇA (MOSTRA BAIANA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA) – FRICÇÃO – Isaura Tupiniquin
Esse espetáculo configura na sua proposição estética a fricção entre imagens de guerra e do universo erótico. A partir de fotografias de guerras e do erotismo da literatura de G. Bataille e das bonecas eróticas do artista alemão Hans Bellmer. Essas imagens, de guerra e erotismo, definem o estado de atuação do corpo da artista gerando múltiplas qualidades de movimento e desvios de corporalidade. O espaço cenográfico do trabalho está configurado pelo recurso da iluminação e a disposição de dois recipientes de vidro que serão superfícies para o leite usado na ultima cena. O estudo da luz é desenvolvido no trabalho para criar recortes sobre o corpo de maneira a estetizá-lo, metaforizando assim a estetização e precisão dos recursos bélicos do Nazismo. A mediação entre máquina-tecnologia-guerra-corpo será então marcada de erotismo, abusando do senso estético enquanto assepsia da composição e jogando com o oposto dessa qualidade em outros momentos, onde a precariedade e fragilidade do corpo se expressam de maneira mais intensa.
24/04/14 | qui | 19h
R$ 10 e 5 | Teatro Moliére – Aliança Francesa
FICHA TÉCNICA
Concepção, Direção e Performer: Isaura Tupiniquim
Trilha: Lívia Drummond
Design de Luz: Márcio Nonato
Design de Próteses (experimento): Gaio Matos
Orientação Conceitual: Washington Drummond
SEM UM TU NÃO PODE HAVER UM EU – Companhia Paulo Ribeiro (PORTUGAL)
Sem um tu não pode haver um eu” começa sob a luz de “Lanterna Mágica”, a autobiografia de Ingmar Bergman, cineasta que inspirou, aliás, este solo criado e interpretado por Paulo Ribeiro. “Bergman cruza-se comigo num momento em que considero que temos de nos debruçar sobre a nossa felicidade, tenha ela os contornos que tiver. Apesar de nos tentarem abafar com números e realidades que não são as nossas, a condição humana tem de vingar”, aponta o coreógrafo.
26 e 27/04/14 | sáb e dom | 19h
R$ 10 e 5 | Teatro Moliére _ Aliança Francesa
FICHA TÉCNICA
Coreografia e Interpretação: PAULO RIBEIRO
Música: ROBERT WYATT / Cuckooland: Insensitive
FRANZ KOGLEMANN / O Moon My Pin-Up: Third Movement, Distinctions – IX
BACH / Cello Suites [Pablo Casals]: Cello Suite #5 In C Minor, BWV 1011 – Prélude e Courante
MAGNUS LINDBERG / Ictus Clarinet Quintet: Related Rocks
Figurino: JOSÉ ANTÓNIO TENENTE
Desenho de Luz: NUNO MEIRA
Co-produção: FUNDAÇÃO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, CCVF, TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO