A Aliança Francesa de Salvador realiza no dia 1º de dezembro (segunda-feira) às 18h, em sua unidade da Barra, uma sessão especial dedicada ao filme Enfer Libyen, do diretor francês Loïc Piaux. A exibição apresenta um documentário impactante baseado em fatos reais, contando ainda com a presença do jovem diretor, que atualmente vive no Brasil, e tem entrada gratuita mediante inscrição nesse formulário.
Nessa sessão de 16 minutos, o(a) espectador(a) é convidado(a) a mergulhar no percurso migratório de Neba, um jovem camaronês forçado a deixar seu país em razão da guerra. Em um relato visceral e urgente, o filme expõe as violências da rota migratória rumo à Europa e a realidade brutal dos centros de detenção na Líbia, articulando testemunhos diretos de sobreviventes e reconstruções que dão forma ao indizível.
O curta-metragem “Enfer Libyen”, de Loïc Piaux, foi realizado como trabalho de conclusão do seu diploma em cinema documental. O filme foi eleito o melhor curta-metragem documental universitário da Espanha em 2023 e selecionado em 15 festivais ao redor do mundo, incluindo Cannes (fora da competição oficial), Málaga, Barcelona, Milão, Bogotá e Santiago do Chile, e premiado no Festival Duemila30, em Milão, como melhor curta de sua categoria.
Sobre o filme Enfer Libyen (Dir.: Loïc Piaux) |
Inspirado em uma história real, o documentário acompanha a jornada migratória de Neba, um jovem camaronês que foge de seu país em busca de segurança na Europa. Depois de etapas longas e perigosas, ele chega à Líbia, onde descobre ter sido vendido como escravo pelo próprio passador com quem viajava. Encarcerado em um centro de detenção superlotado, submetido a torturas e violações extremas, Neba junto a outros sobreviventes testemunha o que viveu, reconstruindo com força e precisão um capítulo sombrio da migração contemporânea.
2024 | 16 min | Documentário de testemunho / Drama | Classificação: acima de 15 anos
Áudio em francês | Legendas em francês
Serviço |
O que: Cineclube AF – Enfer Libyen + bate-papo com o diretor
Quando: 1º de dezembro (segunda-feira), às 18h
Onde: Sala Micheline Coutinho da unidade Barra da Aliança Francesa de Salvador (Av. Sete de Setembro, 401/2726 – Ladeira da Barra, Salvador, Bahia)
Quanto: Gratuito, inscrições aqui.
Cineclube AF | “Enfer Libyen” de Loïc Piaux (01/12)