No dia 1⁰ de setembro (domingo) de 2024 às 17h, convidamos vocês para celebrarmos o Dia do Bailarino com a apresentação do 2⁰ ato do Ballet Giselle no Teatro Molière da Aliança Francesa Salvador – Bahia. Conhecido como “Les Willis” (1841), este clássico do repertório francês reflete uma época em que criaturas místicas e espíritos da noite começaram a ganhar a cena romântica, como um ato de protesto dos artistas às falsas realidades retratadas no período.
As Wilis são seres místicos ou “espíritos” de jovens mulheres bailadoras que não se casaram, com uma natureza tão etérea que são quase incapazes de caminhar com os pés no chão. Aquele ou aquela que as encontrasse no caminho, deveriam dançar incansavelmente até o dia amanhecer. Apesar da sua delicadeza, suas personalidades se transformam com o cair da noite, quando ressuscitam de suas tumbas para dançar suas dores e histórias de amor.
Giselle foi o primeiro balé criado com música e partitura própria, a qual foi concebida pelo francês Adolph Adam. Coreografado pelos franceses Julles Perrot e Jean Corralli, a história é baseada em um conto popular alemão presente na obra de Heinrich Heine e inspirada no poema “Les Fantômes” do escritor francês Victor Hugo.
Este espetáculo possui apoio da Aliança Francesa Salvador – Bahia e realização do Coletivo de Danças e Bailados da Bahia.
Espetáculo Les Willis (2⁰ ato do balé Giselle)
1 de setembro de 2024 | Domingo às 17h
Teatro Molière da Aliança Francesa Salvador
Entrada Gratuita
*Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo
Apoio:
Aliança Francesa Salvador – Bahia | FUNCEB | Escola de Belas Artes/UFBA | LabFoto/UFBA
Direção geral e coreográfica: Raissa Biriba
Bailarinxs: @rosagatha_, @raissaangels, @karine_bailarinaof, @marcelacordier, @julia_reboucas_, @mlauborges, @zaine.vasconcelos, @5araiva_ju, @bimende.s, @milareisofc_, @deyseslva, Aelson Alves e Jean Gomes.
Cenário: @ricardobiriba e @luis.carneiroleao
Iluminação: @gualberto_thelma
Chefe de Palco: @tainanbiriba
Produção: Tupã Cultura e Desenvolvimento
Esperamos vocês!