A escritora e blogueira afro-feminista francesa Laura Nsafou estará em Salvador entre os dias 10 e 11 de outubro a convite da Aliança Francesa Brasil com apoio do Consulado Geral da França em Recife, da Aliança Francesa de Salvador, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC/BA) e da AirFrance.
Na terça-feira, dia 10 de outubro às 15h, Laura Nsafou apresentará uma mesa redonda sobre a representação da diversidade no Centro Cultural Solar Ferrão. Essa atividade conta com tradução francês-português através da expertise de Michel Colin, professor da Aliança Francesa de Salvador.
Já na quarta-feira, dia 11 de outubro a partir das 9h, Laura Nsafou se juntará ao contador de histórias e pesquisador de tradição oral Mario Omar, bem como à bibliotecária da Aliança Francesa de Salvador Vânia Machado, para o evento “ Espelho da nossa história: ancestralidade, cultura e representatividade na literatura infanto-juvenil”. Nesse dia, contaremos com a presença de estudantes da rede pública de Salvador trazendo a turma da Escola Municipal Paroquial da Vitória para um momento de contação de histórias e diálogo inédito sobre representatividade negra nos textos e nas ilustrações da literatura infanto-juvenil. A atividade será fechada a esse público e também contará com tradução do francês para o português.
Realização: Aliança Francesa Salvador – Bahia e Amais Produção Artística Pedagógica.
Sobre os participantes |
Laura Nsafou, escritora e blogueira afrofeminista, aborda questões relacionadas ao afrofeminismo na França e à visibilidade da literatura afro em seu blog Mrs Roots. Desde a criação da sua plataforma mrsroots.fr até à publicação do seu best-seller, Comme un million de papillons noirs (Edições Cambourakis), ela está interessada na falta de representação da sociedade na literatura francesa. Em setembro de 2021, assinou a primeira obra de sua saga Young Adult, Nos Jours Brûlés, com Albin Michel e sua primeira história em quadrinhos Amours roisés, com Marabout.
Mario Omar é capoeirista de Angola, pesquisador da cultura popular e da tradição oral, brincante e fazedor de histórias. Graduando em Pedagogia na Universidade Estadual da Bahia, tem extensão em Educação Inclusiva no âmbito escolar, curso avançado de Técnicas de Contação de Histórias Lívia Alencar, é formado em teatro e dramaturgia pela Pólo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas, é pesquisador no Grupo de pesquisa em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH/UNEB) e atua como facilitador no curso de extensão em contação de histórias (UNEB Lauro de Freitas).
Vânia Machado é Bibliotecária Documentalista, educadora griô, ilustradora, contadora de histórias, agente de cultura griô e atua como Bibliotecária da Aliança Francesa Salvador. Graduanda em Desenho e Plástica na Escola de Belas Artes/UFBA, é idealizadora/coordenadora do projeto “Jogo de Trilha Griô Nações Afro indígenas em Salvador” pela Secult/BA. Ilustrou o livro “Saturi: as encantarias das serpentes” e o espetáculo “Segredo da Cabaça porongo”.
Serviço |
O que: Mesa redonda com Laura Nsafou sobre representação da diversidade
Quando: 10/10 às 15h
Onde: Centro Cultural Solar Ferrão (R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho)
Quanto: Gratuito
O que: Espelho da nossa história: ancestralidade, cultura e representatividade na literatura infanto-juvenil
Participantes: Laura Nsafou, Mario Omar e Vânia Machado (mediação)
Quando: 11/10 às 9h
Onde: Aliança Francesa Salvador – Bahia (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Observação: Atividade fechada para a turma da Escola Municipal Paroquial da Vitória