Entre os dias 12 e 17 de setembro, a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) vai invadir Salvador, na Bahia, com atividades culturais, debates e informações para quem sonha trabalhar ou apoiar a instituição. O evento, chamado Transformações, vai ocupar diversos espaços da cidade durante uma semana.
Nos dias 12 e 13 de setembro, as atividades acontecerão na Aliança Francesa Salvador. Para quem é jornalista ou comunicador, o convite é para debater questões relacionadas a saúde mental. Nessa oficina, que acontece dia 12 de setembro às 9h, na sala Micheline Coutinho, intitulada “Jornalistas no limite: saúde mental em pauta”, jornalistas e comunicadores são convidados a refletir sobre como criar recursos de autopercepção para construir uma jornada profissional e pessoal mais consciente e equilibrada. As inscrições podem ser feitas no site do evento: www.msf.org.br/transformacoes/.
Trabalhe com MSF
Já no dia 13, o convite é para aqueles que sempre sonharam em construir uma carreira humanitária. A palestra Trabalhe com MSF acontece às 19h, no Teatro Moliére, e contará com a presença de profissionais de Médicos Sem Fronteiras que já estiveram em projetos ao redor do mundo – por exemplo, em países como Guiné, durante a epidemia de Ebola, Afeganistão, Líbano e Iraque. Esse é o momento de troca para quem tem dúvidas do que é preciso para seguir essa carreira e ouvir experiências de quem já faz dessa trajetória um projeto de vida.
Perguntas como remuneração, experiência necessária, formação, entre outras, poderão ser respondidas diretamente por nossos profissionais presentes. A palestra é voltada para profissionais formados de diversas áreas, como medicina, engenharia, psicologia, administração, finanças, entre outros, e também estudantes de graduação interessados no tema. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.
Confira a programação completa do Transformações em www.msf.org.br/transformacoes/
__
Informações completas sobre as atividades sediadas na Aliança Francesa Salvador:
Oficina | Jornalistas no limite: saúde mental em pauta
Assim como os profissionais de saúde e trabalhadores humanitários, jornalistas e comunicadores estiveram na linha de frente durante a pandemia de COVID-19, enfrentando desafios diários para apurar a notícia na rua em meio à crise sanitária. No contexto pós-pandêmico, profissionais de imprensa, já imersos em uma cultura de pouca valorização do autocuidado, continuam exercendo seu trabalho em um contexto permeado por violência em suas várias formas e por grandes pressões, afetando ainda mais seu bem-estar.
Nesta atividade, coordenada pela jornalista Adriana Garcia e pela psicóloga Clarice Almeida, com participação da psicóloga e presidente de Médicos Sem Fronteiras Brasil, Renata Santos, jornalistas e comunicadores são convidados a refletir sobre como criar recursos de autopercepção para construir uma jornada profissional e pessoal mais consciente e equilibrada.
Mediação | Adriana Garcia atuou como repórter e editora em veículos como Veja SP, Exame e Reuters por duas décadas, no Brasil e nos EUA. Tornou-se especialista em inovação e liderança criativa no campo da comunicação e dá treinamentos, mentorias e palestras. Clarice Almeida é especializada em psicoterapia familiar. Realiza palestras, workshops terapêuticos com estudos atuais da Comunicação Não Violenta (CNV).
Data: 12/09
Local: Sala Micheline Coutinho, Aliança Francesa (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Horário: 9h às 12h
Atividade destinada a jornalistas e profissionais de comunicação.
Para se inscrever, clique aqui.
__
Palestra | Trabalhe com MSF
Tem interesse em trabalhar com Médicos Sem Fronteiras (MSF) mas não sabe como funciona o recrutamento? Quer ouvir sobre como é o dia a dia nos projetos diretamente de alguém que vivenciou? Sabia que contratamos profissionais de diversas áreas, além de médicos?
Esse encontro é justamente uma conversa com profissionais experientes de MSF, que explicarão o passo a passo para trabalhar conosco, falarão sobre como é a vida nos projetos e responderão a todas as dúvidas do público.
Palestrantes | Renata Santos é psicóloga e atualmente preside o Conselho Administrativo de MSF-Brasil. Natural de Alagoas, ela já atuou em diversos projetos de MSF no exterior e no Brasil. Esteve na Guiné durante a epidemia de Ebola, além do Afeganistão, Líbano e Iraque, entre outros países. No Brasil, trabalhou no apoio aos sobreviventes da tragédia de Brumadinho (MG) e com migrantes venezuelanos em Roraima. Bruna Lima Figueira é formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense. Trabalha em MSF desde 2021 e atualmente ocupa o cargo de recrutadora de Recursos Humanos de MSF-Brasil para projetos. Leonardo Picarelli é formado em Administração e com MBA em Gestão de Projetos. Atualmente é gestor de carreiras de MSF-Brasil. Está na organização desde 2016, onde atuou em diversos projetos na África e no Oriente Médio, na área de Recursos Humanos e Finanças.
Data: 13/09
Local: Teatro Molière, Aliança Francesa (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Horário: 19h às 21h
Gratuito, mediante inscrição. Sujeito à lotação.
Para se inscrever, clique aqui.