Exposição Rostos de Mulheres Amazônicas de Sofia Cevallos Vivar

Entre os dias 9 e 24 de agosto de 2022, a galeria da Aliança Francesa de Salvador — localizada na Ladeira da Barra — acolherá a exposição de fotografias Rostos de Mulheres Amazônicas, registros da antropóloga Sofia Cevallos Vivar. Na sexta-feira, 12 de agosto a partir das 18h, ela estará em nossa unidade Barra para conversar com as pessoas sobre as imagens e a pesquisa por trás delas.

Rostos de Mulheres Amazônicas tenta retratar o cotidiano de mulheres indígenas Kichwa da Amazônia equatoriana, destacando a importância de suas atividades no âmbito de defesa da floresta. A expansão da fronteira extrativista, principalmente petrolífera e mineradora em seus territórios, tem causado destruição, esquecimento e impunidade, influenciando na multiplicação de conflitos sociais e ambientais. Neste contexto, a participação dos povos indígenas e particularmente das mulheres tem sido fundamental, no constante questionamento do modelo de desenvolvimento extrativista e na construção do Bem Viver coletivo que respeite a diversidade étnica e cultural do país.

Sofia Cevallos Vivar é antropóloga, pós-doutoranda na Universidade de Paris 8, na FLACSO/Brasil e na Universidade de Brasília. Em 2021, obteve a bolsa de estudos Marie Curie para realizar sua pesquisa focada na organização política das mulheres indígenas da Amazônia no contexto de luta contra o extrativismo no século XXI.

O que: Exposição de fotografias Rostos de Mulheres Amazônicas de Sofia Cevallos Vivar
Quando: 9 a 24 de agosto de 2022
Onde: Galeria da Aliança Francesa Salvador – Bahia (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Quanto: Entrada gratuita