A Aliança Francesa Salvador – Bahia convida você para o segundo encontro do minicurso Estética e Criação Artística em Albert Camus, a ser realizado em 14 de outubro (terça-feira) às 19h em nossa unidade Barra (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra).
Tendo por tema “Arte como Revolta Existencial” nessa segunda aula, o minicurso será ministrado pelo Prof. Me. Flávio Rocha de Deus e tem entrada gratuita mediante inscrição nesse formulário. Atenção que são apenas 20 vagas, então aproveite para se inscrever agora mesmo.
A participação será confirmada por e-mail até a véspera do evento (13/10).
Esperamos você!
Plano de curso |
Objetivo / Resumo (Geral):
O curso busca apresentar a reflexão estética de Albert Camus, articulando sua filosofia do absurdo e da revolta com a criação artística. Serão discutidas a relação entre razão e sensibilidade, a arte como prática de resistência, o papel do artista em contraste com o “fabricante de arte” e uma aplicação contemporânea da teoria da arte de Camus à criação artística nas artes da câmera (Fotografia e Cinema). O objetivo é compreender como a obra de Camus oferece chaves para pensar o fazer artístico contemporâneo e sua função crítica.
Objetivo / Resumo (#2 Encontro: Arte como Revolta Existencial):
Através da leitura de fragmentos de textos selecionados, este encontro busca explicar o conceito de arte para o filósofo norte-africano Albert Camus e como para o autor, tanto na apresentação do absurdo n’O mito de Sísifo (1942) como em sua teoria da revolta apresentada n’O homem revoltado (1951), a arte se mostra como uma das mais elevadas formas de resposta humana contra o absurdo (a falta de sentido inerente ao mundo).
Conteúdo:
1. O lugar da arte no absurdismo camusiano;
2. A criação como instrumento de revolta;
3. Arte como aplicação de “estilo” aos elementos da realidade;
4. A teoria camusiana na música, na literatura e nas artes visuais;
5. O filósofo como artista.
Metodologia:
Aula expositiva com livre interrupção para dúvidas e colocações.
Bibliografia:
- CAMUS, Albert. O homem revoltado. Trad. Valerie Rumjanek. 13º ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.
- ________________. O mito de Sísifo. Trad. Ari Roitman e Paulina Watch. Prefácio de Manuel Costa Pinto. 15ª ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2020.
- DEUS, Flávio Rocha de Deus. Ressentimento teogônico e criação artística em Albert Camus: o não e o sim da revolta metafísica. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. (Parte III).
Sobre o ministrante |
Flávio Rocha de Deus é Mestre em Filosofia (UFBA). Editor-Chefe da Anãnsi: Revista de Filosofia (UNEB), Membro da Associação Brasileira de Estética (ABRE), bem como do Grupo de Pesquisa Saber, Certeza e Prática (UNEB/CNPq) e Curador Geral do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema.
Serviço |
O que: Minicurso | Estética e Criação Artística em Albert Camus #2: Arte como Revolta Existencial
Quando: 14 de outubro (terça-feira) às 19h
Onde: Unidade Barra da Aliança Francesa de Salvador (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Quanto: Entrada gratuita mediante inscrição nesse formulário.
Vagas: 20