Com direção de Niara Costa, entre os dias 4 e 30 de outubro de 2024 a galeria da Aliança Francesa, em Salvador, sediará rodas de conversa e a exposição fotográfica “TransVisíveis: identidades reveladas e ampliadas”. A mostra conta com curadoria de Marcelo Reis e Niara Costa, reunindo 30 imagens que apresentam aspectos singulares das personalidades de Angell Azevedo, Bia Mathieu, Bruno Santana, Enzo Karin, Lawá Ferreira, Niara Costa, Paulett Furacão, Raquel Silva e Ulrick Cristiane.
A diretora destaca que as rodas de conversa e a exposição fotográfica “TransVisíveis” são atividades destinadas às pessoas trans e travestis e à sociedade, em geral, de todas as idades, raça/cor, gênero, classe social, aliados e defensores da comunidade LGBTQIAPN+. Para ela, a intenção dessas atividades é contribuir para uma sociedade respeitosa à diversidade de identidade de gênero. “Essa é uma ação que busca, através de um acervo fotográfico, celebrar a diversidade e a força das pessoas trans e travestis, servindo como instrumento de conscientização e transformação social”, conta.
Impressas em cor e emolduradas em diferentes tamanhos, as fotos realçam a diversidade do modo de ser de cada pessoa fotografada, desafia estereótipos, promove o respeito, orgulho e a compreensão de questões relacionadas às identidades de gênero.
A diretora Niara Costa, 19 anos, é uma jovem mulher trans, negra, amazonense de Manaus, criada entre as cidades de Salvador e Rio de Janeiro, graduanda em Design de Moda pela Universidade Veiga de Almeida, trabalha como atriz, articuladora cultural, modelo, maquiadora e personal style. Ela idealizou o “TransVisíveis” com objetivo de promover a visibilidade de pessoas trans e travestis por meio de exposição fotográfica e rodas de conversa a respeito de questões relacionadas ao universo das pessoas trans e travestis.
A realização do “TransVisíveis: identidades reveladas e ampliadas” foi viabilizada pelo edital Territórios Criativos – Ano I, e conta com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Serviço |
O quê: Exposição fotográfica “TRANSVISÍVEIS: Identidades reveladas e ampliadas”.
Abertura: 4 de outubro de 2024, às 19h.
Período: De 5 a 30 de outubro de 2024
Onde: Galeria da Aliança Francesa Salvador – Endereço: Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra.
Quanto: Entrada gratuita
Horário de visitação: De segunda a sábado, das 9h às 20h; e aos domingos, das 12h às 19h.
O quê: Roda de conversa sobre o universo das pessoas trans e travestis.
Dias: 5 de outubro de 2024, das 14h às 16h.
Onde: Sala Micheline Coutinho da Aliança Francesa Salvador – Endereço: Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra.
Quanto: Entrada gratuita
ATENÇÃO: A roda de conversa prevista para 26 de outubro das 14h às 16h foi infelizmente cancelada.