A Galeria da Aliança Francesa Salvador – Bahia, com o apoio do Consulado Geral da França em Recife, inaugura no dia 23 de agosto, sexta-feira, às 19h a exposição “MANMAN DILO – uma herança comum brasileira-guianense”, com a presença dos artistas T2i e NouN.
INFORMAÇÕES SOBRE O MANMAN DILO CLUB #5
21/09 (sábado) das 18h30 às 22h
DJ DMT • Nayri • T2i • Ludmila Singa
Entrada gratuita
Aliança Francesa Salvador – Bahia
Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra
Após uma etapa em Belém de agosto a novembro de 2023 durante a Bienal das Amazônias e outra na Aliança Francesa do Rio de Janeiro entre 14 de junho e 13 de julho de 2024, a exposição multifacetada e com inspirações do hip-hop continua sua jornada pelo Brasil com uma parada inédita na Aliança Francesa de Salvador. Este projeto tem como objetivo testemunhar a existência da enigmática figura meio mulher, meio peixe das águas da Guiana Francesa e mostrar que essa herança ancestral inspira um universo que aborda questões atuais e futuras.
Conhecida por outras denominações, como Touna Akʉlʉ, Wata Mama e Yemanjá, Manman Dilo é uma figura mítica reverenciada pelos povos da Guiana Francesa e seu nome é dado em uma das línguas mais populares do território, o crioulo guianense. Para esta colaboração, o ponto de partida do coletivo formado pela artista visual NouN e pelo compositor e intérprete T2i, ambos profundamente enraizados na cultura hip-hop, é a palavra “Guiana”, que em línguas Arawak e Wayana significa “Terra das mil águas” ou “Terra de água abundante”.
Fiel aos relatos populares sobre Manman Dilo, a dupla propõe uma representação dessa figura como guardiã da História e símbolo de um forte poder feminino. Algumas obras vislumbram uma distopia ambiental, onde Manman Dilo retoma a posse dos espaços e objetos humanos, sendo testemunha direta da degradação das águas e oceanos. Ponte entre a crença ancestral e a relação com os elementos naturais, esta figura incorpora a força natural e o espírito da água, temida e admirada ao mesmo tempo.
“Dar vida a este tipo de projeto é estar convencido de que a herança sul-americana e o hip-hop podem coexistir e revelar novas dimensões e questionamentos sobre nosso relacionamento com o mundo atual“, afirmam os artistas.
Assim sendo, a exposição é composta por quatro grandes eixos, que formam a espinha dorsal de um projeto multifacetado com um forte DNA amazônico: a resistência das crenças ancestrais; a preservação da água; a promoção da cultura hip-hop comum aos dois artistas; e o status da mulher na sociedade atual.
A exposição “MANMAN DILO – uma herança comum brasileira-guianense” pode ser visitada na Galeria da Aliança Francesa Salvador – Bahia, em sua unidade Barra (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra), de 23 de agosto a 22 de setembro sempre de segunda a sábado das 9h às 20h e aos domingos das 12h às 19h. Entrada gratuita.
| Sobre os artistas |
NouN é uma artista visual com origens norte-africanas, sempre em busca de sua identidade. Sua obra multidisciplinar abrange pintura, desenho, fotografia e dança. Desde jovem, a cultura hip-hop foi um ponto de referência na construção de sua identidade. Após trabalhar dez anos no setor cultural, em 2020, ela integrou a seção de Arte e Imagem da Escola Kourtrajmé. Participou de várias exposições coletivas e apresentou seu primeiro solo “Dans Les Yeux” em Paris em 2019. Hoje, continua seu trabalho sobre questões de representação, olhar e identidades múltiplas.
T2i é autor, compositor e intérprete que constrói seu universo musical com um hip-hop de sonoridades “frutadas” e minimalistas. Lançou seu EP “FRUIT.” em 2020 e ganhou prêmios como “Revelação do Ano” na cerimônia dos Prêmios de Música Guianense e o prêmio Music Machine do Inrocks LAB x Galerie Lafayette. Formado em design gráfico e direção de cinema, T2i combina suas habilidades para criar um universo único e envolvente.
| Serviço |
O que: Exposição “MANMAN DILO – uma herança comum brasileira-guianense”
Abertura: 23 de agosto às 19h
Período: 23 de agosto a 22 de setembro de 2024
Onde: Galeria da Aliança Francesa Salvador – Bahia (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Quanto: Entrada gratuita
Horário de visitação: Segunda a sábado das 9h às 20h e aos domingos das 12h às 19h
| Programação |
23/08 – Abertura da exposição às 19h na unidade Barra da Aliança Francesa Salvador – Bahia
27/08 – Visita guiada da exposição às 15h na unidade Barra da Aliança Francesa Salvador – Bahia
29/08 – Bate-papo “Iemanjá, herança comum entre a Guiana e o Brasil” às 18h30 no LabImagem do Instituto de Letras/UFBA
05/09 – Visita guiada da exposição às 15h na unidade Barra da Aliança Francesa Salvador – Bahia
11/09 – Bate-papo “Iemanjá, herança comum entre a Guiana e o Brasil” às 18h30 na unidade Barra da Aliança Francesa Salvador – Bahia
21/09 – Visita guiada da exposição às 17h e Manman Dilo Club às 19h30 na unidade Barra da Aliança Francesa Salvador – Bahia
21/09 (sábado) das 18h30 às 22h
DJ set e pocket shows de três artistas
DJ DMT • Nayri • T2i • Ludmila Singa
Entrada gratuita
Aliança Francesa Salvador – Bahia
Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra