A galeria da Aliança Francesa de Salvador acolhe a partir do dia 11 de junho (terça-feira) a exposição Êxodos com 30 fotografias do mineiro Sebastião Salgado, fruto de viagens realizadas pelo premiado fotógrafo durante um período de seis anos em que percorreu mais de 40 países. Dividida em cinco partes, a exposição apresenta imagens feitas na África, Américas e Ásia, incluindo uma sessão de retratos de migrantes e refugiados. Disponível para visitação até 11 de agosto, a entrada é gratuita.
Êxodos teve sua estreia no ano 2000, no Sesc Pompéia de São Paulo (SP), em grande formato: com 350 fotografias, exibição de filmes documentários e debates sobre o tema. Nesta série fotográfica que será exposta na galeria da Aliança Francesa, os 30 cliques de Salgado mostrarão ao público, em preto e branco, um recorte desses deslocamentos populacionais de migrantes, refugiados e exilados que tentam escapar da pobreza ou, em dimensão global, pessoas em trânsito, sejam por questões políticas, sociais ou econômicas.
Tendo uma relação longeva com a Aliança Francesa, Sebastião Salgado começou a estudar francês para realizar um sonho. “Eu devia ter entre 17 e 18 anos quando eu conheci a Aliança Francesa. Foi muito importante, porque eu queria ir à França. Eu tinha o sonho de ir para a França. E então eu comecei a aprender, a falar o francês na Aliança Francesa”, comenta o fotógrafo no documentário de TV5Monde “Alliance(s) Française(s)” de Jean-Pierre Bertrand, Antoine Rivière e Ronan Barbot, uma produção que celebra os 140 anos da rede.
Serviço |
O que: Exposição “Êxodos” de Sebastião Salgado
Abertura: 11 de junho às 19h
Período de visitação: 11 de junho a 11 de agosto
Onde: Galeria da Aliança Francesa Salvador – Bahia (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Quanto: Gratuito
Horário: De segunda a sábado das 9h às 20h, aos domingos das 12h às 19h