Exposição “Amada família” de Juliette Malveau Amado (04/04)

Convidamos todas e todos para a abertura da próxima exposição da galeria da Aliança Francesa de Salvador, “Amada família” da fotógrafa Juliette Malveau Amado, cuja abertura será no dia 4 de abril (quinta-feira) às 19h. Com entrada gratuita até 21 de abril, essa exposição tem apoio da Aliança Francesa Salvador – Bahia, do Consulado Geral da França em Recife, da Fundação Casa de Jorge Amado e do Initial Labo.

Sobre a exposição |
Era uma vez Juliette Malveau, fotógrafa francesa com raízes portuguesas, que parte rumo ao Brasil em busca de suas origens. Na bagagem, pouca coisa: informações difusas de um avô brasileiro desaparecido, de sobrenome Amado, e seu mapa genético que a envia direto ao sertão do nordeste brasileiro. Através do desconhecido, do acaso e da incerteza, Juliette se joga em um típica jornada do herói, que resulta na surpreendente série “Amada família”.

À sua maneira, a artista reinventa o álbum de família. Seu álbum não tem mais o uso tradicional de guardar a memória de eventos e rostos familiares passados para transmitir entre gerações. Seu álbum constrói, à partir do presente, uma nova família.

Sobre a artista |
Juliette Malveau Amado é uma fotógrafa que se formou na École des Gobelins em Paris em 2019. O seu trabalho mescla documentário e moda, celebrando identidades plurais. Ela constrói narrativas íntimas, explorando as histórias das pessoas ao seu redor. Em 2020, viajou para o Brasil, onde iniciou um projeto pessoal baseado nas suas raízes latinas. Dois anos depois, regressou a Paris para expor o seu projeto, “Amada família”, numa exposição individual na Galerie ODBR L’Oeil de Bo Regard, seguida de duas exposições coletivas na Floréal Belleville e nos Ateliers d’artistes de Belleville. Em 2024, este projeto será objeto de mais duas exposições no Brasil, a começar em abril na Aliança Francesa de Salvador e depois na Galeria Janete Costa no Recife.

O que: Exposição “Amada família” de Juliette Malveau Amado
Abertura: 4 de abril de 2024 às 19h
Período: 4 a 21 de abril de 2024
Horário de visitação: Segunda a sábado de 9h às 20h e aos domingos das 12h às 19h
Onde: Galeria da Aliança Francesa Salvador – Bahia (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Quanto: Gratuito