Exposição de cerâmicas Sagrado Feminino (16/10)

O projeto da exposição Sagrado Feminino nasce em pleno momento de vulnerabilidade emocional vivido pela crise da saúde coletiva, decorrente da pandemia do Covid-19. A dor, o medo, o desespero e o distanciamento social fizeram com que se buscasse algo para acalentar o coração, e ninguém sabe cuidar mais do coração do que o nosso sagrado feminino.

Em 2021, a primeira exposição de cerâmicas Sagrado Feminino foi realizada no espaço virtual Up Time Arte Gallery (uptimegallery.com), teve a curadoria da ceramista Cibele Nakamura e período de exibição de 5 de novembro de 2021 a 3 de janeiro de 2022. As artistas Alba Nobre, Marcia Pietrobon e Vera Martins expuseram 27 obras com objetivo revelar os elementos simbólicos que envolvem os aspectos materiais e espirituais da sacralidade feminina.

Em 2022, na sua segunda edição e com o título Sagrado Feminino – Doar, as três artistas criaram um painel contemplando as técnicas de vitrofusão e cerâmica. O objetivo foi ofertar a obra para uma instituição de caridade, em especial da área de saúde. Esta obra com 75 cm de largura por 150 cm de altura foi doada e instalada em 5 de abril de 2023 no Hospital Associação Beneficente Jesus José e Maria com sede na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

Nesta terceira edição, realizada em 2023, a exposição Sagrado Feminino – Evolução da Mulher será realizada na galeria da Aliança Francesa de Salvador entre os dias 16 de outubro e 12 de novembro. A mostra de arte cerâmica criada pelas artistas Alba Nobre, Marcia Pietrobon e Vera Martins tem por fim expressar através da arte o ciclo da vida e a conexão da mulher consigo mesma e o universo. O foco desta edição é a jornada evolutiva da mulher e suas fases simbólicas – Adolescência, Mãe e Anciã. A mostra fará uma retrospectiva das exposições anteriores, além de expor 14 novas obras que serão leiloadas e cuja renda será doada à instituição Casa do Caminho, fundada em 2001, em Salvador.

Nesta oportunidade, também será lançada a coleção Joias Sagradas em parceria com a loja virtual Fascine – Boutique de Acessórios. Estes adornos serão de cerâmica com acabamento em couro e 10% do total arrecadado das peças vendidas também será doado à Casa do Caminho.

Serviço |
O que: exposição de cerâmica Sagrado Feminino – Evolução da Mulher
Artistas: Alba Nobre, Marcia Pietrobon e Vera Martins
Curadoria: Marlice Almeida
Abertura: 16/10 das 18h às 20h
Período: 16/10 a 12/11/2023
Onde: Foyer Paulo Gaudenzi / Galeria da Aliança Francesa Salvador – Bahia (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Quanto: Gratuito
Visitação: de segunda a sábado das 9h às 20h e aos domingos das 12h às 19h

Outras atividades previstas:

21/10 das 17h às 19h – Happy Hour: O som Sagrado do Sax
Com Alessandro Gentil, saxofonista

28/10 das 17h às 19h – Sagrado Feminino e a evolução da mulher
Com Vera Martins, ceramista

04/11 das 17h às 19h- O amor e envelhecimento feminino
Com Carmen Bastos, psicóloga

11/11 das 17h às 19h – Danças circulares
Com Angela Santos, médica com formação em Danças Circulares 

Sobre as artistas |

Alba Nobre, como toda leonina, é uma pessoa otimista, alegre, interativa e de bem com a vida. Eclética, ela é enfermeira e professora de Educação Física. Essas características revelam um ser humano sempre em busca de projetos e de desafios. Em 2018, teve seu primeiro contato com o barro e com suas múltiplas possibilidades de formas e moldes que ele oferece àquele que se permite tocá-lo com sensibilidade. Isso aconteceu no museu Palacete das Artes em Salvador, com a orientação da professora e artista plástica Marlice Almeida. Assim a cerâmica passou a fazer parte de sua vida e por isso, no ano de 2019, começou a frequentar o Ateliê Terra e Cor, tendo como preceptora a ceramista Carmen Bastos. No decorrer do curso, infelizmente, surgiu a pandemia do Covid-19 e provocou mudanças drásticas na vida de todos ao redor do planeta, obrigando-os a viver uma realidade de isolamento social, bem como de reinventar-se nesse panorama adverso. Surgem então as aulas online e, mais uma vez, Alba aventura-se às aulas virtuais da ceramista Cibele Nakamura, apaixonando-se pela técnica do marmorizado. Nessa caminhada recebe o convite para participar da exposição Sagrado Feminino e aceita mais esse desafio.

Marcia Fernanda Pietrobon nasceu em 27 de maio de1973 na cidade de Rio Claro em São Paulo. Designer de joias em vidro, é proprietária da empresa Marcia Pietrobon Joias em Vidro com ateliê desde 2017 (www.marciapietrobon.com.br |  Facebook e Instagram @joiasmarciapietrobon). Ministra aulas personalizadas online sobre vitrofusão, tem formação acadêmica em Administração de Empresas, pós-graduação em Marketing, tendo feito cursos de Esculturas em Vitral Tiffany (2013), de Vitral Tradicional (2014), de Vitrofusão (2015), de Bancada em Joalheria (2019 – 2020) Design em Joias no IED, curso de Murano em Veneza, dentre outros. Participou da exposição Lima Design Week (2019), bem como das exposições virtual Mubri Internacional (2020) e Lima Design Week (2020).

Vera Lucia Andrade Martins nasceu em 26 de outubro de 1951 em Salvador, Bahia, e tem por formação medicina. O barro passou a ocupar espaço importante na sua existência desde 2018, quando deixou de exercer suas atividades médicas e começou a explorar uma nova habilidade no campo das artes. Tem formação em Cerâmica: Curso de Cerâmica no Palacete das Artes (2018), ministrado pela artista plástica/ceramista Marlice Almeida; curso no atelier Terra e Cor, com Carmen Bastos (2018 -2020); workshop em Cerâmica: Escultura em Placa (2019); workshop virtual em Cerâmica Marmorizada (2020), curso virtual de Jóias em Cerâmica pela Martti (2019); curso virtual de Joias de Vitrofusão  com Marcia Pietrobon (2021); curso virtual Revelado de Fotografias sobre o Vidro com Natalia Gerchcovich (2022), dentre outros. Participou das exposições de cerâmica Sagrado Feminino no espaço virtual uptimegallery.com, bem como na segunda edição da exposição Sagrado Feminino – Doar com um painel que hoje se encontra no hall das portas principais do Hospital Jesus, José e Maria, localizado em Guarulhos (SP).

Sobre a curadora |

Marlice Ribeiro Almeida, artista plástica e ceramista, é graduada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e há 50 anos vem desenvolvendo estudos e pesquisa na cerâmica. É pesquisadora da cerâmica popular baiana com ensaios publicados em livros pelo Instituto Mauá, autarquia do Governo do Estado da Bahia. Atuou como professora de cerâmica no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e implantou e ministrou aulas na Oficina de Cerâmica Experimental no Museu Palacete das Artes da Bahia. Realizou quatro exposições individuais, sendo três na Galeria Mestre Abdias do Instituto Mauá e uma no Palacete das Artes. Participou de 47 exposições coletivas estaduais e internacionais. Premiada em 1°lugar na categoria da Feira de Artes da Escola de Belas Artes – UFBA. Realizou Pesquisa de Arte Popular com ênfase na cerâmica tradicional, tento inscrito três ensaios editados nos livros “Cerâmica Popular da Bahia” e “Saberes e Fazeres”, ambos pelo Instituto Mauá do Estado da Bahia. Curadora de Artesanato e do Armazém do Artesão da Casa Cor na Bahia. Consultora da Boursheid/Instituto Votorantim no Polo Cerâmica de Coqueiros – BA. Possui obras no acervo da Bienal de Aveiro de Aveiro – Portugal.