Exposição Badjines, os espíritos da natureza (17/08)

A partir do dia 17 de agosto (quinta-feira) a galeria da Aliança Francesa de Salvador acolhe a exposição Badjines, os espíritos da natureza (“Badjines, les esprits de la nature”) do fotógrafo, artista plástico e diretor artístico francês Nicolas Henry. A exibição de fotografias ficará disponível para visitação até 3 de setembro de 2023, sempre com entrada gratuita de segunda a sábado das 9h às 20h e aos domingos das 12h às 19h.

Um inverno, durante uma residência em Casamance, no Senegal, Nicolas Henry criou a série Badjines, os espíritos da natureza, representações feitas da coleta de sementes, conchas, troncos, crenças e rezas ao longo da costa com uma equipe local de etnia Diola. Quando perguntou a ela como qualificar as imagens feitas em conjunto, falaram-lhe sobre espírito, o espírito do céu, da terra ou do mar. O que para Nicolas Henry reflete os sonhos e a metáfora de uma harmonia com a natureza é para eles a materialização de espíritos vivos a serem honrados, cultivados e invocados em diferentes momentos da vida.

Iluminado por essas visões, Nicolas Henry encontrou refúgio nos vales selvagens de Bretagne, atravessando menires, dólmens e lagos de fadas para dar vida às crenças perenes e telúricas das florestas de Huelgoat e dos vales perdidos de Borderhouat. Um estábulo com centenas de cavalos o recebe na floresta de Moulières, e o seu caminho se estende. Uma nova jornada o convida ao Sri Lanka, terra das árvores sagradas.

Essa exposição conta com apoio do Institut Français, Embaixada da França no Brasil, Alianças Francesas do Brasil, Air France e Villa Tijuca.

Sobre o artista |
Nicolas Henry é graduado pela Beaux-Arts de Paris e pela École Nationale Supérieure d’Art de Paris-Cergy. Treinado na indústria cinematográfica como diretor de cinema no Emily Carr Institute of Art and Design em Vancouver, Canadá, viajou o mundo por três anos como diretor do projeto “6 bilhões de outros” de Yann Arthus-Bertrand após uma carreira como designer de iluminação e cenógrafo em entretenimento (música, dança contemporânea e teatro). Então ele embarcou em seu trabalho fotográfico pessoal em tempo integral, viajando pelo mundo para produzir séries que misturam instalações plásticas e retratos fotográficos. Os seus contos fotográficos e as suas instalações monumentais são o teatro de universos oníricos construídos por comunidades inteiras, que testemunham os seus compromissos solidários, humanistas e ambientais. Nicolas Henry também é criador e fundador da Bienal Photoclimat.

Serviço |
O que:
Exposição “Badjines, os espíritos da natureza” de Nicolas Henry (FR)
Período: 17 de agosto a 3 de setembro de 2023
Onde:
Galeria da Aliança Francesa Salvador – Bahia
Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra
Quanto: Gratuito
Apoio: Institut Français, Embaixada da França no Brasil, Alianças Francesas do Brasil, Villa Tijuca e Air France.