Lançamento do livro “Filosofias africanas” de Séverine Kodjo-Grandvaux (15/07)

Na próxima sexta-feira (15) às 16h, a pesquisadora Séverine Kodjo-Grandvaux estará na Aliança Francesa de Salvador para o lançamento em português do seu livro “Filosofias Africanas”. O evento tem entrada gratuita mediante inscrição de formulário online.

Doutora em filosofia e pesquisadora na Université Paris 8, a autora virá ao 3º Encontro de Geofilosofia – sediado no campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – e aproveitará para lançar sua obra que foi recentemente traduzida pela Editora Cultura & Barbárie.

O evento terá mediação da Prof. Dra. Sarah Oliveira Carneiro (UFRB) e tradução do francês para o português. A entrada é gratuita e, para participar, é necessário fazer inscrição através desse formulário: https://forms.gle/RBfbo8qj9uzpgPug7

A vinda da filósofa Séverine Kodjo-Grandvaux tem apoio da Embaixada da França no Brasil.

Sobre o livro “Filosofias africanas” |

Retraçando as grandes problemáticas africanas das cinco últimas décadas, Séverine Kodjo-Grandvaux busca explicitar como a filosofia africana pensa a si mesma e como ela (des)constrói a própria ideia de “filosofia africana” em diferentes contextos históricos e políticos.

A partir do enunciado “A Razão não nasce; ela está por toda parte onde o ser humano está” é possível pensar uma filosofia caleidoscópica, múltipla, alimentada por trocas e encontros, consciente de sua pluralidade graças ao exercício da tradução. O filósofo se apresenta então como tradutor e intercessor de conceitos e de noções que estão no cerne das contínuas discussões entre a África e o Ocidente, como aponta Kwasi Wiredu. A própria atividade de traduzir enriquece as filosofias em contato e torna possível a abertura ao outro, aos outros, para construir um si, ver a si em “efeitos de espelho”.

Sobre a autora e filósofa Séverine Kodjo-Grandvaux |

Séverine Kodjo-Grandvaux é filósofa e jornalista do Le Monde, autora de Devenir vivants (Philippe Rey, 2021), Philosophies africaines (Presence Africaine, 2013) e comissária científica da Fabrique de Souza, nos Camarões, um projeto transdisciplinar que reúne cientistas, juristas, artistas e outros profissionais para pensar os vínculos entre os humanos e outros viventes.

Sobre a mediadora Sarah Oliveira Carneiro |

Sarah Roberta de Oliveira Carneiro é jornalista, escritora e dançarina. Tem mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela UFBA. Em 2011, com uma bolsa pelo convênio CAPES-Cofecub, desenvolveu seu estágio doutoral na Université de Strasbourg. Atuou como correspondente internacional em Paris, no período de 2012 a 2014 e, em 2019, fez seu pós-doutorado na Université Paris 8.

Sobre o 3º Encontro de Geofilosofia |

O 3º Encontro de Geofilosofia é promovido pelo Grupo de Pesquisa Geofilosofia e Perfomances do Pensamento (IHL/Malês), da Unilab, em parceria com a Associação Latino-americana de Filosofia Intercultural e Grupo de Pesquisa e Extensão Educação das Relações Étnico-Raciais e Agroecologia na Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

O Grupo de Pesquisa Geofilosofia, idealizador do evento, busca promover um espaço de diálogo filosófico numa universidade que se volta para a cooperação Sul-Sul com os países de língua portuguesa, especialmente os países africanos e o Timor-Leste, mas também que promove a interiorização do ensino superior no Brasil. Nesse contexto, a realização do evento visa propiciar igualmente diálogos entre a pesquisa acadêmica, as tradições culturais do Recôncavo, bem como dos países parceiros da Unilab.

Veja aqui a programação do encontro: https://bit.ly/3c0jjYx

Serviço |
O que: Lançamento do livro “Filosofias africanas” de Séverine Kodjo-Grandvaux
Quando: 15 de julho (sexta) às 16h
Onde: Sala Micheline Coutinho – unidade Barra da Aliança Francesa Salvador – Bahia
Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra
Quanto: Entrada gratuita mediante inscrição em formulário (https://forms.gle/RBfbo8qj9uzpgPug7)