Você acha que é possível filosofar apenas observando um peixe dentro de um aquário? Ou mesmo olhando seu gato em casa ou um cachorro na rua ou um cavalo no pasto? Se essas perguntas te despertaram um mínimo de curiosidade, convidamos você para a primeira edição do Café Filô a ser realizada no dia 12 de maio (quinta-feira) às 18h30 e de forma presencial na unidade Barra da Aliança Francesa Salvador – Bahia.
A pergunta da vez é: por que olhar os animais? Há quem diga que, atualmente, a imemorial relação entre humanos e animais teria chegado ao fim. Antes por toda a parte – adorados, sujeitados, criados ou sacrificados –, os animais foram gradualmente desaparecendo ao longo dos últimos dois séculos tendo, hoje, em grande medida, sido reduzidos a mero recurso ou a objeto do entretenimento humano. Mas quais questões – éticas, existenciais e mesmo espirituais – o desaparecimento dos animais nos coloca? O que esse desaparecimento é, por exemplo, capaz de dizer sobre o modo de vida dominante em nossas sociedades?
Utilizando como ponto de partida o ensaio “Por que olhar para os animais?”, originalmente publicado em 1977 pelo pintor e escritor John Berger, desejamos nessa primeira edição do Café Filô pensar em questões desse tipo. Para participar do encontro, que gratuito, é necessário apenas enviar um e-mail para inscricao@afbahia.com.br – ou simplesmente aparecer no horário combinado.
Essa é uma proposta da Aliança Francesa Salvador – Bahia, associação franco-brasileira sem fins lucrativos, em parceria com o professor Marcio Pereira que tem por objetivo abrir espaço para troca de ideias e questionamentos para além do ambiente acadêmico.
Em tempo: não é necessário ler o ensaio antes do encontro, nem conhecer previamente a temática para participar dessa edição do Café Filô. Mas, querendo fazer a leitura prévia, ficaremos contentes em enviar o link para o ensaio.
Sobre o facilitador |
Marcio Pereira é doutor em Direito pela Universidade de Queen’s (Canadá) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo, professor da Universidade Federal do Ceará e apresentador do Podcast “Pau viola: filosofia, cinema e literatura”.
Sobre a instituição |
Instalada na capital baiana desde 1973, a Aliança Francesa Salvador – Bahia é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem por propósito a difusão da língua francesa e da cultura francófona no mundo. Pautada no lema “curso de francês, cultura e alegria!”, além de promover os tradicionais cursos de francês, a instituição também integra o circuito artístico-cultural da cidade, abrigando uma biblioteca com mais de 6.000 exemplares, o foyer Paulo Gaudenzi para exposições, o Teatro Molière e o Larrí Bistrô.
SERVIÇO ||
O que: Café Filô | Edição #1: Por que olhar os animais?
Facilitador: Prof. Marcio Pereira
Quando: 12 de maio (quinta-feira), às 18h30
Onde: Aliança Francesa Salvador – Bahia. Unidade Barra (Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra)
Quanto: gratuito
Como participar: envie um e-mail para inscricao@afbahia.com.br até o dia do encontro – ou simplesmente apareça no horário combinado. Em tempo: a leitura prévia não é obrigatória, mas, querendo fazê-la, ficaremos contentes em enviar o link para o ensaio.