Mês da Francofonia 2021 | Dança: linguagem universal. É mesmo? (17/03)

A dança é, sem dúvida, uma linguagem universal já que tem o corpo como meio de expressão. No entanto, ao questionarmos a dominação histórica de algumas culturas sobre outras e presenciarmos um movimento contemporâneo de emancipação/ruptura dessa hegemonia ocidental nos mais diversos campos, será que continuamos a achar essa universalidade da dança tão óbvia? Como é o diálogo entre as culturas através da dança? Como garantir um equilíbrio entre as diferentes influências dentro da evolução dessa linguagem artística? Essas são algumas questões que iremos discutir com Herman Diephuis (NL) e Jousi Sobreira (BR) no dia 17 de março (quarta-feira) às 16h30 no canal YouTube da Aliança Francesa Salvador – Bahia. Evento aberto ao público com inscrição gratuita através do e-mail comunicacao@afbahia.com.br.

Sobre Herman Diephuis | O bailarino e coreógrafo Herman Diephuis nasceu em 1962 na cidade de Amsterdã e atualmente vive entre Paris e Salvador. Trabalhou como bailarino durante muitos anos com diversos coreógrafos, a exemplo de Régine Chopinot, Mathilde Monnier, Jean-François Duroure, Philippe Decouflé, François Verret, Jérôme Bel, Eszther Salamon, Xavier Le Roy, Alain Buffard et Stéphanie Aubain. Em 2004, ele criou sua companhia de dança, a associação ONNO, a fim de colocar em prática suas próprias criações. Em paralelo, ele desenvolve projetos com amadores assim como proposições in loco, especialmente em museus. Há vários anos, a companhia está envolvida em inúmeros projetos pedagógicos e ações culturais.

Sobre Jousi Sobreira | Jousi Sobreira nasceu em 1979 em Salvador e é licenciada e bacharela em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bailarina e coreógrafa em diversos projetos, incluindo festivais nacionais e internacionais, além de companhias de dança contemporânea na Bahia, Rio de Janeiro e Estados Unidos, trabalhou com grandes nomes da dança contemporânea a exemplo de Augusto Soledade (EUA), Carlos Laerte (RJ), Márcia Duarte (DF), Betti Grebler (BA), Cristina Castro (BA) e Marcos Napoleão (BA). Professora de dança contemporânea – tendo ministrado aulas para atores da Globo – e preparadora técnica – atuando para o ingresso de alunos na Escola Nacional de Circo –, nesse momento atua como bailarina/coreógrafa independente e ministra workshop, aulas de dança contemporânea e alongamento.

Serviço |
O que: Mês da Francofonia 2021 | Bate-papo sobre “Dança: linguagem universal. É mesmo?”
Participantes: Herman Diephuis (NL), Jousi Sobreira (BR) e Mamadou Gaye (FR) na mediação
Quando: 17 de março (quarta-feira) às 16h30
Onde: Canal YouTube da Aliança Francesa Salvador – Bahia
Quanto: Gratuito. Inscrição gratuita através do e-mail comunicacao@afbahia.com.br