Bonjour!
Essa publicação é dedicada aos que estão em casa e buscam atividades ou conteúdos em francês para se distrair durante esse período de isolamento social. Nós atualizaremos essa página a medida que tivermos novas sugestões, sendo as mais recentes localizadas no topo de cada categoria. Você também pode acompanhar essas dicas através de nossas redes sociais (Facebook / Instagram)
No mais, se cuide e #ProfitezChezVous!
_____
|| Cursos ||
Collège de France: você sabia que a instituição, criada em 1530, está oferecendo em seu site mais de 10.000 conteúdos gratuitos envolvendo cursos anuais, seminários, colóquios, entrevistas e outras conferências especiais? Lá você pode fazer uma busca por disciplinas e professores, cronologia de divulgação dos vídeos ou ainda ver o que está disponível no próprio canal YouTube da instituição: clique aqui!
L’École Centre Pompidou: um curso sobre arte moderna e contemporânea te atrai? Se sim, o Centre Pompidou, localizado em Paris, detém uma escola com pelo menos dois cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course) que são totalmente gratuitos! Nós fomos conferir e um se chama “L’art moderne et contemporain en 8 gestes” enquanto o outro “L’art moderne et contemporain en 4 temps”, ambos com animações, vídeos, galerias de imagens, textos descontraídos… Todos os cursos são em francês, mas é possível acompanhar os vídeos com legendas no mesmo idioma para auxiliar na escuta. Clique aqui e saiba mais.
|| Canais do YouTube ||
Bref: você está precisando de vídeos engraçados no momento? Então dê uma olhada no Bref, canal no YouTube com esquetes originalmente veiculadas no Canal+. Equivalente a um Porta dos Fundos Francês, são 82 vídeos sob o ponto de vista de um jovem parisiense solteiro e desempregado, cada um com no máximo 2 minutos de duração. Para além de bem humorado, o seu ouvido vai ficar afiado com o francês.
TEDx Talks France: TED é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação sem fins lucrativos Sapling destinadas à disseminação de “ideias que merecem ser disseminadas”. Aqui compartilhamos a apresentação do franco-argentino Sébastien Roger de Nuñez, intitulada “Um poliglota dorme em você”, bem como uma playlist com diversas conferências com pessoas francófonas.
Un polyglotte sommeille en vous | Sébastien Roger de Nuñez | TEDxToulouse
Playlist: TEDx Talks France
1 jour, 1 question: você conhece o canal do YouTube 1 jour, 1 question? Se não, a ideia é a seguinte: responder todos os dias a uma pergunta de uma criança – sobre qualquer assunto – durante 1 minuto e 30 segundos. O comentário explicativo em francês é sempre leve e engraçado com auxílio de desenhos animados e linguagem simples. Algumas questões que já apareceram foram “OVNIs existem?”, “O que é o 14 de julho?”, “Como funciona a voz?”, “Por que comemos chocolate na Páscoa?”, “Quem é Salvador Dalí?”, dentre várias outras! E aí, que tal assistir alguns desses vídeos aqui?
|| Curta-Metragens, Filmes & Séries ||
Netflix: na plataforma de filmes por streaming Netflix existem vários filmes e séries francesas disponíveis, você sabia? Nós já assistimos e recomendamos esses daqui (clique para ver o trailer): FILMES – Bem-vindo a Marly-Gomont (Bienvenue à Marly-Gomont, 2016) Un + Une (2015); Perdi meu corpo (J’ai perdu mon corps, 2019); Até que o casamento nos separe (Jour J, 2017); Banlieusards (2016); Um banho de vida (Le Grand Bain, 2018); Atlantique (2019). SÉRIES – Amor Ocasional (Plan Coeur, 2018); Dix Pour Cent (2020); Lupin: dans l’ombre d’Arsène (2021).
GloboPlay: Coco antes de Chanel (Coco avant Chanel, 2009), Gainsbourg – O homem que amava as mulheres (Gainsbourg: vie heroïque, 2010), Garotas (Bande de filles, 2014), Chocolate (Chocolat, 2016).
YouTube: Os Miseráveis (Les Misérables, 2019)
Festival Varilux de Cinema Francês: Por essa vocês não esperavam: Festival Varilux de Cinema Francês… em casa! Sim, você leu tudo certo! Foi divulgado na conta oficial do festival (@variluxcinefrances) que 50 filmes franceses recentes estão disponíveis gratuitamente na plataforma Looke até agosto de 2020! Essa é uma iniciativa solidária para amenizar os dias de quarentena e nós aqui estamos super felizes com essa novidade! Acesse aqui e veja todo o catálogo disponível, bem como um tutorial para assistir as obras! (:
TROIS COULEURS: Você já ouviu falar dessa revista mensal francesa? Para além de divulgar de forma gratuita informações culturais e cinematográficas através da plataforma Issuu e da sua própria newsletter, desde o dia 17 de março sua equipe diariamente compartilha sugestões de filmes, podcasts, livros e até oficinas para crianças! Algumas das dicas de obras audiovisuais vem acompanhadas com o trailer e uma resenha crítica, mas na seção MK2 Curiosity até curtas ou longa-metragens completos são disponibilizados! Em uma das seleções havia obras com David Lynch, Marin Karmitz e o brasileiro Walter Salles. Atiçou sua curiosidade? Acesse aqui.
|| Gastronomia ||
CuisineRapide: conhece esse canal do YouTube? Nós recentemente compartilhamos um vídeo em que o apresentador ensina como fazer um crepe doce em casa. E aí, que tal se aventurar na cozinha e preparar uma sobremesa diferente por esses dias?
|| Jogos ||
Você gosta de trava-língua? Então a gente te propõe um desafio: a página da Aliança Francesa Brasil no Instagram criou um filtro super divertido para que você pratique o idioma de forma lúdica. Vai lá, baixe o filtro, deixe a timidez de lado e grave seu vídeo marcando a @aliancafrancesabrasil e a @afsalvador. Sempre gera boas risadas, nós garantimos!
Pro des Mots: já imaginou um jogo que serve tanto para distrair quanto para exercitar o estudo do francês? Pois o aplicativo para celular “Pro des Mots” – algo como “Profissional das Palavras” – consiste em formar o máximo de palavras através das letras disponibilizadas na tela. E aí, vamos jogar? (:
Você já ouviu falar do Jeu du Baccalauréat (ou Petit Bac ou Jeu du Bac)? É um jogo que você pode fazer em sua casa: basta uma caneta, um pedaço de papel e pensamento rápido! O objetivo é encontrar, por escrito e em um tempo limitado, uma série de palavras que se encaixem em categorias pré-definidas (nome, animal, flor/planta, cidade, país, marca, profissão etc) que comecem pela mesma letra. E aí, que tal fazer uma partida dessa em casa ou online?
|| Literatura ||
Poesias Francófonas: a Aliança Francesa Salvador tomou a iniciativa de compartilhar poemas e textos em francês em nossas redes ao longo dos próximos dias – e você também pode participar enviando um vídeo para a gente para dar sequência a essa rede de boas energias! Veja aqui: Erika Moutinho Leone declama “À Aurore” de George Sand; Daniela Fontes declama “Ce qui dure” de René-François Sully Prudhomme; Karina Guerreiro de Sá declama um extrato do livro “Chanson Douce” de Leïla Slimani; Ieda Tourinho declama “Le soleil s’est couché ce soir dans les nuées” de Victor Hugo; Juliana Andrade declama “Frontières” de Yannick Noah; Robert Jesus declama “Touche pas à mon pote” de Gilberto Gil; Cassia Queiroz declama “Ne me quitte pas” de Jacques Brel; Nádia François declama “Ce n’était qu’un rêve” de Céline Dion; Virgínia Andrade declama “Parenthèse de liberté” de Irène Assiba; Breno Fernandes declama “Arrochéri” de Mariele Góes; Mamadou Gaye declama “La terre est bleue” de Paul Éluard.
|| Música ||
Concerto e bate-papo com Marco Ngoni: no dia 12 de junho de 2020, o músico franco-tunisiano Marco Ngoni fez um concerto e bate-papo às 18h (UTC: -3H) no canal da Aliança Francesa Salvador no YouTube com participação da musicista Sandra Ellama (FR). O evento foi promovido pela Aliança Francesa Brasil, contou com mediação de Mamadou Gaye e tem por detalhe especial a apresentação da takamba, instrumento também conhecido pelo nome de n’goni. Tradicionalmente tocado em homenagem a reis e rainhas na época do Império do Mali, permaneceu através de casamentos e batismos da cultura mandinga – além de ser, por excelência, o instrumento utilizado por griôs da África do Oeste. Se interessou? O link está aqui.
Fondation Louis Vuitton: você sabia que a Fondation Louis Vuitton está oferecendo semanalmente três atividades culturais de forma virtual e gratuita? Pode anotar em sua agenda: um artista da coleção é posto em destaque às quartas-feiras; é exibido um concerto que ocorreu no auditório da Fundação às sextas; e, por fim, uma masterclass musical é compartilhada aos domingos. Para assistir, basta ir ao canal da instituição no YouTube.
Spotify da Aliança Francesa Salvador: Stromae, Gaël Faye, Coeur de Pirate, Louane, L’Impératrice, Ismaël Lô, Charles Aznavour, Magic System, Aya Nakamura, Ben L’Oncle Soul, Kery James, ZAZ, Angèle, Édith Piaf, Vanessa Paradis, Oxmo Puccino, Yannick Noah, Angélique Kidjo, Maître Gims e muito mais: acompanhe nossa playlist de músicas francesas no Spotify, atualizada todas as segundas-feiras! Clique aqui ou então acesse através do ícone em nossa página principal.
Concertos da Philharmonie de Paris: a Philharmonie de Paris está veiculando gratuitamente um concerto de seus arquivos todos os dias às 20h30 através de seu site oficial ou ainda pelo aplicativo chamado Philharmonie Live! Os registros integrais ficam disponíveis durante 24h na página principal, mas clicando na aba “Concerts” é possível acessar outras apresentações de música clássica e jazz, masterclasses e entrevistas.
|| Visita Virtual ||
Visite o Palais Garnier da Ópera Nacional de Paris: por conta de uma parceria com o Google Arts & Culture, é possível circular pelo teatro inaugurado em 1875 sem sair de casa. São várias imagens super detalhadas e você pode, inclusive, ter uma visão do palco principal em 360° — ou seja, dá até para checar como são os bastidores! Nós testamos e achamos super bacana! Acesse através do site oficial da Ópera Nacional de Paris clicando na aba “Visiter” ou então nesse link do Google Arts & Culture. Chegando lá, é só clicar no bonequinho amarelo para iniciar o percurso.
Última atualização: 15 de março de 2021, 11h.