Mostre-Se: conversa com Hugues Anhès

Conversa Hugues Anhes - slide

Um bairro, uma cidade, um país: esses são lugares pelos quais diferentes identidades se cruzam cotidianamente. Agora imagine várias fotografias de pessoas locais sobrepostas em um muro e depois rasgadas, revelando rostos distintos como se fossem um só. Essa é a proposta do francês Hugues Anhès, que chegou recentemente a Salvador e que em breve começará a circular pelos bairros da capital para realizar a primeira fase de seu projeto, intitulado “Mostre-se” – uma instalação que propõe ir além de nossos preconceitos e nos convida a buscar uma nova percepção dos outros e de nós mesmos.

O fato de Hugues estar aqui não é por acaso: isso só foi possível através do esforço conjunto da Aliança Francesa Salvador e do Goethe-Institut Salvador-Bahia, por meio de seu Programa de Residência Artística Vila Sul, que submeteram a proposta de sua vinda ao Fonds Culturel Franco-Allemand/Deutsch-Französische Kulturfonds – criado em janeiro de 2003, na ocasião do aniversário de 40 anos do Tratado de Eliseu (Élysée-Vertrag / Traité de l’Élysée). O fundo que registra a cooperação entre Alemanha e França após a Segunda Guerra Mundial permite que ambos países possam encorajar e apoiar iniciativas em um país terceiro, o que resulta na presença ilustre do fotógrafo no Brasil.
A primeira conversa entre o artista e o público soteropolitano se dará no dia 5 de novembro (segunda-feira), às 18h, na Sala de Conferências da Aliança Francesa Salvador, localizada na Ladeira da Barra. O encontro, aberto ao público e com entrada franca, é uma boa oportunidade para entender o projeto antes dele despontar pelos muros da cidade. Apareça! E mais do que isso: #MostreSe!