A Aliança

Aliança Francesa da Barra

A Aliança Francesa no mundo

A Aliança Francesa é uma associação sem fins lucrativos que têm o objetivo de divulgar a língua e a cultura francesa. A Aliança foi fundada em Paris em 1883, e apenas dois anos depois, em 1885, foi criada no Rio de Janeiro a primeira Aliança Francesa do Brasil. Hoje, ela está presente em 138 países nos cinco continentes, com mais de 1335 estabelecimentos.
Esse dispositivo que conta com o apoio do Ministério de Relações Exteriores Francês, é coordenado e legitimado no Brasil pela Delegação Geral do Rio de Janeiro. Além disso, as Alianças Francesas do Brasil estão reunidas numa federação, a FEBRAF.
Assim, cada Aliança Francesa é uma “associação livre de homens livres”, que se encontra sob a responsabilidade de um comitê e de um presidente, mas está unida às outras por uma mesma ética e um mesmo objetivo: trabalhar pela difusão da língua francesa e da cultura francófona no mundo, a fim de colaborar com o encontro e o diálogo dos povos e das nações, dentro do respeito à diversidade.

A Aliança Francesa de Salvador

Como resultado do trabalho efetuado por M. Raymond Van der Haegen para a difusão da língua e da cultura francesa, os estatutos da Aliança Francesa de Salvador-Bahia foram oficialmente adotados em 3 de maio de 1973.
A qualidade do ensino dispensado pela Aliança Francesa é reconhecida mundialmente, graças a uma política internacional de formação pedagógica e de pesquisa didática permanentes, permitindo a constituição de equipes de professores considerados como uma excelente referência. A Aliança Francesa propõe cursos de francês semestrais, cursos intensivos mensais, cursos de preparação para testes lingüísticos e diplomas, cursos sobre objetivos específicos, cursos para crianças, etc.
A escola da sede (Ladeira da Barra) conta com uma estrutura de 8 salas de aula, sendo uma destinada ao ensino infantil, todas climatizadas.
A escola da filial (Centro Empresarial Iguatemi) conta com 3 salas de aulas, todas climatizadas.
A Aliança também propõe os serviços de uma Midiateca localizada na sede na Ladeira da Barra, aberta ao publico, que tem como objetivo de disponibilizar para os estudantes de francês e o público baiano em geral um acervo multimídia especializado sobre a França e outros países de língua francesa.
Além dos cursos de alta qualidade que ela propõe, a Aliança Francesa de Salvador também proporciona diversas atividades que compõem o roteiro artístico-cultural da cidade. O Teatro Molière, com 132 lugares e elevador para acessibilidade, ocupa a posição de um dos mais importantes teatros de Salvador, pois oferece aos espetáculos um espaço suficientemente equipado para receber toda a equipe técnica, com camarins, sala de ensaio e cabine em ambiente externo.
A Aliança Francesa também abriga uma Galeria de Arte, onde são representados trabalhos de artistas brasileiros e franceses.
Com vista privilegia da Baía de Todos os Santos, O Café Terrasse da Aliança Francesa oferece um cardápio com várias receitas brasileiras e francesas, e está aberto de segunda á sábado das 9h00 às 21h00.