É com muita alegria que a Aliança Francesa de Salvador acolhe o pianista francês Bruno Belthoise para realizar duas atividades ao longo de sua estadia na capital da Bahia: o ateliê e concerto narrado “A História de Babar” de Francis Poulenc em 26 de agosto (terça-feira) às 15h no Museu de Arte da Bahia (MAB), bem como seu recital para piano no dia 28 de agosto (quinta-feira) às 19h também no MAB. Ambas atividades são gratuitas e a inscrição pode ser feita aqui.
Como parte da temporada França-Brasil 2025, o pianista Bruno Belthoise e o maestro Michaël Cousteau conceberam um projeto musical que destaca a herança musical compartilhada entre os dois países com concertos circulando entre Belém, Brasília e Rio de Janeiro. Em meio a essa programação, os artistas fazem uma escala em Salvador durante o mês de agosto com apoio da Aliança Francesa de Salvador.
Sobre o ateliê e concerto narrado “A História de Babar” de Francis Poulenc |
Babar, o Rei dos Elefantes, é um personagem fictício, protagonista do livro infantil francês L’Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff. Com o tempo, os livros deram origem a uma série de tevê e filmes que fez o personagem ser mais conhecido pelo mundo. Nessa atividade direcionada para um público infanto-juvenil, Bruno Belthoise narra a história enquanto toca o piano. Atividade para crianças a partir de 5 anos. Será feita uma leitura prévia da História de Babar em português e, em seguida, haverá a versão contada em francês acompanhada de música. Lotação máxima: 90 pessoas.
Sobre Bruno Belthoise |
Pianista, concertista e improvisador, Bruno Belthoise foi distinguido pela Fundação Laurent-Vibert e recebeu o Prêmio da Fondation de France em 1988. Obteve o “Diplôme Supérieur
d’Exécution“ em Piano na École Normale de Musique de Paris em 1989 e foi “Révélation Classique ADAMI” em 1997. Aperfeiçoou a sua formação na França junto de mestres como Françoise Buffet-Arsenijevic, Bruno Rigutto, François-René Duchâble e Madeleine Giraudeau-Basset.
Solista e membro do Trio Pangea, estreou várias obras de compositores como Emmanuel Hieaux, Alexandre Delgado, Bernard de Vienne, Fernando Lapa ou Sérgio Azevedo. Convidado regularmente para festivais na França e no estrangeiro, Bruno Belthoise interpreta repertório que vai de J.S. Bach até aos compositores contemporâneos. A sua discografia inclui mais de trinta CDs que acompanham a sua carreira de intérprete criativo. Desde 1986, tem sido também convidado a participar em numerosos recitais e formações de música de câmara. Na radiodifusão, participou em programações da France-Musique (Paris), da Saarländischer Rundfunk (Sarebrücken) e da Antena 2 (Lisboa).
Este artista de talentos múltiplos, que gosta da representação nas suas diversas formas, é também fascinado pela arte de contar histórias associadas com o seu piano. Produziu para o público jovem diversos concertos narrados e gravou vários álbuns para a etiqueta Frémeaux & Associés. Descobridor de partituras, tem apresentado a música de compositores portugueses através de recitais e conferências em todo o mundo. Na sua carreira tem sido apoiado por instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Camões, o Ministério da Cultura e a RDP-Antena 2.
Serviço |
O que: Ateliê e concerto narrado “A História de Babar” com Bruno Belthoise
Quando: 26 de agosto (terça-feira) às 15h
Onde: Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA, CEP 40080-004).
Quanto: Gratuito, inscrições aqui.
Observação: Atividade para crianças a partir de 5 anos. Será feita uma leitura prévia da História de Babar em português e, em seguida, haverá a versão contada em francês acompanhada de música. Lotação máxima: 90 pessoas.