Exposição “Contos dos Orixás – Narrativas ancestrais nas histórias em quadrinhos” de Hugo Canuto (04/02)

No dia 4 de fevereiro de 2025, próxima terça-feira, às 19h, a unidade Barra da Aliança Francesa de Salvador será palco do lançamento da exposição “Contos dos Orixás – Narrativas Ancestrais nas Histórias em Quadrinhos”, assinada pelo renomado autor baiano Hugo Canuto.

Após serem expostas na mostra Afrofuturism: A History of Black Futures do Museu Smithsonian, em Washington, EUA, no Festival do Cartoon de Luanda, em Angola e na Feira do Livro de Brasília, as artes da série Contos dos Orixás estarão em Salvador, convidando o público a explorar o universo épico que reúne a linguagem expressiva dos quadrinhos aos Itan — relatos de tradição oral que celebram os feitos das divindades, rainhas e heróis cujas trajetórias moldaram as tradições do Candomblé.

Com o propósito de valorizar a herança afro-brasileira, as criações de Hugo Canuto revisitam narrativas ancestrais em um diálogo cativante com as novas gerações. A exposição apresentará páginas originais, esboços, artes inéditas e reproduções em grande escala de cenas marcantes das obras, oferecendo uma experiência imersiva que conecta o público ao universo dos orixás, reimaginado por meio das histórias, personagens e símbolos trazidos pelo autor.

Para Hugo Canuto, “os Contos dos Orixás representam um tributo à ancestralidade, à força de nossas raízes e à beleza das histórias que nos ligam ao sagrado e ao humano. Essa exposição é uma oportunidade de dividir minha jornada com o público de forma emocionante e transformadora.”

Sobre Hugo Canuto |

Hugo Canuto (Salvador, 1986) é arquiteto, artista visual, roteirista e autor de histórias em quadrinhos. Busca expressar no seu trabalho a relação entre arte, cultura e mitos do Brasil, África e América Latina.

Adepto do Candomblé, criou o projeto “Contos dos Orixás”, série de livros em Histórias em Quadrinhos que adaptam as narrativas da tradição oral presentes na civilização iorubá e afro-brasileira, servindo como instrumento de educação, afirmação e luta contra a intolerância no Brasil, presente em exposições e eventos em países como Angola, Portugal, no território da Guiana Francesa e Alemanha. O segundo volume da série, “O Rei do Fogo”, contando uma nova história do universo dos Orixás. As obras foram adquiridas pelo Smithsonian African Arts Museum, em Washington, D.C, EUA, e publicadas em inglês pela editora Abrams Books. 

A série foi vencedora do prêmio Glyph Awards 2024, como história do ano e melhor artista, além de finalista do Ignatz Awards, vencedora do Troféu Angelo Agostini em 2020 e 2024,  finalistas ao Prêmio Jabuti na categoria quadrinhos e do Ignatz Awards. 

Em 2025 lançará as obras “A Canção de Mayrube” e “Orikirby – Os Zeladores do Espaço”, apresentando dois novos universos narrativos em fantasia e ficção científica. 

Serviço |
O que: Exposição “Contos dos Orixás – Narrativas Ancestrais nas Histórias em Quadrinhos” de Hugo Canuto
Abertura: 4 de fevereiro de 2025 (terça-feira) às 19h
Período: 4 de fevereiro a 14 de março de 2025
Onde: Unidade Barra da Aliança Francesa de Salvador (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra)
Horário de visitação: de segunda a sábado das 9h às 20h e aos domingos das 12h às 19h
Entrada: Gratuita